Entre os dias 6 e 8 de julho a Praia do Madeiro, localizada no famoso balneário potiguar da Pipa, recebeu alguns dos principais nomes do longboard no país para “Smolder Apresenta: Pipa Longbrothers Festival.“
PIPA LONGBROTHERS FESTIVAL é um evento idealizado e organizado pelo veterano dos pranchões Marcelo Bibita. Referência nacional nas ondas de maré, também conhecidas como Pororoca, Bicampeão e atual líder do Circuito Brasileiro nas categoria Legends (50+). Atualmente, Bibita se dedica, entre outras coisas, a levar a Cultura do Pranchões, através de Festivais Culturais, a lugares com ótimas ondas, mas pouca tradição em eventos de longboard. Essa história teve início quando ele viajou para a Austrália e se encantou com a atmosfera do maior festival de longboard do mundo, o Noosa Heads, no estado de Queensland, no ano de 2017, evento no qual conquistou o vice-campeonato. A partir daí, Bibita adaptou o conceito do evento da Terra dos Cangurus à nossa cultura e tem revolucionado a história dos pranchões em eventos que têm sido apontados como dos mais interativos e engajadores dos últimos anos.
Marcelo Bibita é um ativista incansável do surf de pranchão. Sempre buscando se renovar e trazer para seus eventos um pouco do que aprendeu mundo afora, seus certames prezam por uma gama de atividades correlatas ao evento principal, assim como atividades ecológicas, sociais, culturais, ambientais e esportivas, fazendo com que o público e a comunidade interajam pro ativamente, dinamizando e despertando nas pessoas que participam das atividades, sejam elas atletas ou simpatizantes, o sentimento de pertencimento a esse maravilhoso mundo chamado SURFE.
Apresentado pela Smolder, o Pipa Longbrothers Festival foi um evento teste para que se pudesse observar como seria um evento em uma praia como a do Madeiro. Protegida por uma imponente falésia e com acesso terrestre exclusivamente através de uma escada com exatos 160 degraus, fazer um campeonato nessa praia representava um grande desafio. Contudo, o que se viu foi um evento girando de maneira harmônica, uma praia limpa onde a maioria das pessoas além de levar de volta seu lixo, ainda recolhia o que encontrava pela praia e um campeonato com impacto zero ao meio ambiente, já que toda a estrutura de palanque e beach marshal utilizada foi a mesma estrutura já existente do restaurante do Hotel Madeiro Beach, que fez questão de ceder suas instalações para que o evento causasse o menor impacto possível ao meio ambiente. O resultado disso foi um campeonato histórico e que já deixou uma semente plantada para um evento de maior envergadura no cenário nacional para o próximo ano.
RESULTADOS
OPEN MASTER LEGEND FREESURF
1º Jefferson Silva 1º Robson Fraga 1º Marcelo Bibita 1º Halysson Galvão
2º Shoda 2º Jean Carlo 2º Nilton Santos 2º Cristobal Amadeu
3º Jean Carlo 3º Júnior Manteiga 3º Ricardo Phebo 3º Yan Wishman
4º Júnior Manteiga 4º Carlos Clécio 4º Fabrice Carbonel 4º Victor Figueira
KIDS OPEN FEMININO FEMININO MASTER
1º Inácio 1ª Eliane Andrade 1ª Eliane Andrade
2º Túlio 2ª Silvana Pontes 2ª Isabel Pistelli
3º André 3ª Mary de Pillot 3ª Monique Pontes
4º Hermínio 4ª Ayla Cinti
4ª Natália Fernandes